otimismo

otimismo
mensagem

sexta-feira, 31 de março de 2017

VOAR ALTO




Último dia do mês ! Puxa , como o tempo voa , costumamos dizer . Ontem iniciando o ano e já vamos para o 4º mês do ano
Realmente , o tempo voa mesmo , e , por isso não podemos ficar parados no tempo . Um passo de cada vez , mas a caminhada deve ser contínua em busca de conquistas e transformações .

Obrigado , Senhor , porque sempre tem o amanhã , o próximo mês , o próximo ano . .. Sempre há tempo para reiniciar . Assim como os pássaros que que estão em constante movimento , voando em busca de novas paragens , novas estações climáticas , alcemos também nosso voo em busca de conquistas , em busca de novo pensar , novo agir , novo florescer …

Não precisamos ter asas para voar . Basta-nos a liberdade do pensar e do agir , carregando no peito a alegria do bem realizado , da paz que se multiplica . Voemos em busca da superação passando por cima do desânimo , da indiferença e do egoísmo , abstendo -nos dos julgamentos , das críticas negativas ao outro , Voemos em busca da compreensão , da fraternidade e solidariedade ao próximo.

Não fiquemos acomodados ! Não apenas ensaiemos o voo , mas voemos confiantes de que há alguém a nos conduzir para paragens novas e edificantes .
Despeço-me deste mês com novo vigor , agradecido , com fé e esperança renovadas , certo de que diante de toda e qualquer situação serei assistido por ELE,meu Senhor e meu Deus !
Que eu seja capaz de ser útil a todas as pessoas que comigo convivem e espalhe sempre energias positivas por entre elas .
Novos dias virão !
Que sejam de Paz e Amor !

...mas nunca se contente em rastejar ,quando sentir um impulso para voar . Voe para olhar melhor o mundo mas não se afaste dele 

quarta-feira, 29 de março de 2017

MUROS ALTOS !



Muros de alguma forma tem um significado .
Incrível como a cada dia mais as pessoas se vêem cercadas por muros altíssimos que dificultam a comunicação interpessoal.
Que diferença de  outros tempos em que apenas "uma tramela " ou um ferrolho no portão nos separava do lado de dentro do quintal . Era só bater palmas , ir chamando "Ó de casa " e logo aparecia alguém com um sorriso convidativo nos lábios .
Muros altos que  enfraquecem as relações interpessoais , que tornam as pessoas frias e individualistas . Não conhecem seu vizinho , não sabem seu nome , se alguém fica doente , passa batido . Fica difícil prestar ajuda .
Bem , os muros estão aí impedindo comunicações , tornando a convivência fria e sem emoções Muros altos podem significar muito ,  de acordo com a perspectiva de quem o observa .




quarta-feira, 22 de março de 2017

PRIMAVERA BELA


Gosto de passar por esta rua e descansar  meu olhar nesta bela primavera .
 Debruçada sobre o muro à beira da calçada é um convite à vida 
 Seus cachos transparentes , impecáveis em brancura e sedução me falam da importância em florescer ,não importa a estação ou as intempéries climáticas 
 Florida durante o ano todo suporta as agruras das estações . Seja tempo de florir ou não , lá está ela altiva  , imponente a nos mostrar sua resistência frente ao rigor das estações . 
 Por entre as flores , os espinhos como a nos dizer que somente os fortes conseguem passar por entre dificuldades e mesmo assim florescer .
E assim suas flores sobrepujam os espinhos e encantam os olhares de quem passa, a perder de vista...




Primavera bela
Branca, lívida ... 
Transparente.. 
Perfeita.. imaculada... 
Como perfeita 
sonhamos com a vida! 

Cultivemos nossas flores
Na simplicidade do Jardim
Não teimamos intempéries
Como faz a primavera
Num florescer sem fim 

Edite Lima

segunda-feira, 6 de março de 2017

Amar é viver o tempo do outro

Viver o tempo do outro : Daniel Freire



Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céus.” Essa frase é bem conhecida, pois foi tirada do livro de Eclesiastes da Sagrada Escritura, no capítulo 3.

Se essa verdade diz que para tudo há um tempo, logo, nós humanos também temos o nosso tempo. Cada um vive o seu tempo. “Amar é viver o tempo do outro”, disse uma vez padre Fábio de Melo.
É diferente quando queremos, por interesse, que o outro viva o nosso tempo. Isso não é amor, é egoísmo.

Amar é doação. Aquele que ama dá sua vida, ou seja, o seu tempo ao seu amado. O autor do amor deixa de viver o seu tempo para se fazer presente para o outro, gastar-se, doar-se, estar ao seu lado mesmo sem lhe dirigir uma palavra.

Nós temos o nosso tempo e Deus tem o d’Ele. São dois momentos distintos. Deus Pai deixa de viver o Seu tempo para viver o nosso. Uma das realidades mais concretas disso, na qual Deus viveu o nosso tempo, foi Jesus ter se encarnado e habitado no meio de nós (cf. João 1,14). Jesus viveu em tudo a condição humana, exceto o pecado (cf. Hb 4, 15). Cristo viveu o nosso tempo e o viverá sempre.
Deus nos proporciona situações a fim de que olhemos para nós mesmos e descubramos em que tempo estamos vivendo.

É verdade que Deus nos revela a nós mesmos, mas como viver o tempo do outro se não estamos vivendo corretamente o nosso? Logo, se eu respeitar o meu tempo, saberei viver respeitosamente o do outro.

A partir do momento em que vivemos a nossa realidade, Deus se dispõe a vivê-la também. Quando estamos sozinhos e precisamos muito de alguém para nos ouvir, na verdade, o nosso coração está pedindo:
 “Viva esse tempo comigo, traga um pouco da sua vida para a minha, pois a minha vida já não a tenho mais. Preciso me encontrar novamente e você pode me ajudar”
.
Deus coloca pessoas em nossa vida para nos encontrarmos nelas. São pessoas certas que surgem na hora certa, do jeito certo, com aquilo que nos faltava. Sendo assim, podemos experimentar a graça e o sabor do verdadeiro amor.